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STRESS

Método > Aplicações Terapêuticas

Não cessamos de ouvir falar do stress. Não precisamos demonstrar a sua responsabilidade na génese das doenças. É numa certa medida o mal do século.
Durante esta análise, apresentamos um método revolucionário de gestão do stress desenvolvida pelo Doutor Francis Lefebure, médico e investigador francês. As suas descobertas em fisiologia cerebral permitiram-lhe elaborar diferentes técnicas e aparelhos particularmente eficazes na gestão do stress. Após uma discussão sobre os fatores fundamentais de desenvolvimento do stress, analisaremos as técnicas suscetíveis de remediar esse problema.

Podemos distinguir três níveis de stress:
- o que está ligado ao ambiente social
- o que está ligado ao ambiente cultural
- o que está em relação ao que poderíamos chamar o ambiente cósmico

AS TÉCNICAS DE GESTÃO DO STRESS
Estas técnicas são baseadas na utilização sistemática dos fosfenos. Os fosfenos são todas as sensações luminosas subjetivas, ou seja as que não são diretamente provocadas pela luz que estimula a retina. Correspondem ao que os oftalmologistas chamam imagens de persistência retiniana ou pós-imagens. Podemos produzi-las com curtas fixações de fontes luminosas.

a) O relaxamento:
A simples produção de um fosfeno é já relaxante, os pescadores à linha são um bom exemplo. Com efeito, passam muitas horas a fixar a boia com os olhos e por conseguinte fazem fosfenos graças à reflexão do sol ou ao céu luminoso sobre a água. Muitos pescadores indicam que esta atividade traz-lhes uma descontração que não chegam a encontrar em outro lugar.

b) A audição alternada:
É um princípio baseado na audição de um som alternadamente pelo ouvido direito e pelo esquerdo, a audição alternada equilibra as trocas entre os hemisférios cerebrais. Um dos efeitos principais sobre a personalidade é centrar o indivíduo. Uma pessoa centrada é menos sensível ao stress e controla melhor as suas emoções. Assim, a prática do Alternofóne ajuda a não sofrer mais das situações da vida corrente.

c) O balanço lateral da cabeça:
Os efeitos deste exercício são semelhantes aos do Alternofóne. Com efeito, é uma maneira diferente de chegar ao mesmo resultado.

d) A cama de rede:
Terceira alternativa com o mesmo princípio, o exercício do hamac (rede de dormir) permite controlar a alternância cerebral de maneira simples e lúdica. O exercício pode praticar-se como segue:

• Faça um fosfeno
• Deitado num hamac (rede de dormir), dê um bom impulso para se balançar. Melhor ainda, peça a uma outra pessoa que dê esse impulso.
• Focalize a sua atenção sobre a sensação do balanço.
• Pode visualizar correntes de energia que atravessam o seu corpo durante cada balanço.
• Continue a concentrar-se assim até os balanços se tornam muito pequenos.
• Ficará surpreendido pela sensação que dão estes pequenos balanços.
• Quando considerar necessário, volte a dar um impulso e refaça o exercício do início.
• Pode também refazer um fosfeno de cinco em cinco minutos.

Este tipo de exercício pode também ser praticado numa rocking-chair mas, neste caso, é um balanço ântero-posterior que é produzido.
Os seus efeitos, embora seja a 80% similares aos do balanço lateral diferem ligeiramente. O balanço ântero-posterior cria conexões diferentes que têm tendência a transformar o sonho em ação concreta

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