SHIATSU - FOSFENISMO BRASIL

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

SHIATSU

Método > Associação com:



Shiatsu: Faça um fosfeno, projete o seu fosfeno sobre a parte do corpo a massagear, o que terá como efeito aprofundar os efeitos da massagem sobre a pessoa.

As técnicas de massagem sobem à mais alta Antiguidade; eram utilizadas essencialmente como sistema terapêutico, o que atesta Hipócrates, em condições certamente bastante próximas das de hoje. Com efeito, aí está certamente, com o uso das águas termais, um dos métodos de cura mais universais.

É verdade que as disciplinas orientais são, no espírito, bastante diferentes dos métodos ocidentais, mas, na sua prática em todo caso, trata-se bem de coisas semelhantes.

Cada época tem as suas modas, o seu estilo, mas o fundo é o mesmo; hoje ainda criam-se cada ano de novos métodos e podemos constatar que muitos práticos misturam alegremente: massagem californiana, do-in, shiatsu… sem que os pacientes se queixem nem mesmo o constatem.

Contudo, não existe, ao nosso conhecimento, uma síntese filosófica relativa à arte da massagem no Ocidente.

Shiatsu e do-in referem-se ao tao, uma metafísica fundada sobre a dialética do yin e o yang, princípios criadores procedentes do princípio único que se manifesta no corpo através do que os acupuntores chamam os meridianos, espécies de redes energéticas com duas qualidades opostas, das quais o desequilíbrio geraria a doença.

O objetivo da terapia, através dos diversos métodos como a farmacopeia ou a estimulação física das redes energéticas (agulhas de acupuntura, pressões manuais das massagens shiatsu, etc.) seria restabelecer o equilíbrio.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal